4 suv de 7 lugares novos 50 mil euros

7 min

4 SUV de 7 lugares novos até 50.000€

Onde quer que haja um filão para explorar, o formato SUV da moda na indústria automóvel tratará de lá se infiltrar. Os SUV de 7 lugares representam a nova caça às famílias numerosas e não faltam boas soluções.

4 SUV de 7 lugares novos que pode comprar com menos de 50 mil euros.

Peugeot 5008

PEUGEOT 5008 Standvirtual SUV 7 lugares novo

A Peugeot, além de histórica no segmento, soube sempre evoluir a fórmula de racionalidade que está bem patente em praticamente todos os aspetos de construção do 5008. O SUV francês já não vai para novo, mas não deixa de ser um exemplar referencial em matéria de versatilidade. A começar pelo ajuste individual dos bancos e do sistema de rebatimento dos assentos laterais: através de um processo tão simples quanto o puxar de uma fivela, as costas do banco colapsam e, já como um conjunto, numa cambalhota vai colar-se ao encosto dianteiro. O movimento permite que a largura de acesso à terceira fila de bancos seja muito boa, o que, combinado com o bom espaço em altura para as pernas, faz do 5008 um verdadeiro SUV de 7 lugares.

A plataforma modular EMP2 é a mesma que serve de base ao 3008, oferecendo um comportamento dinâmico com bom compromisso entre estabilidade e conforto, mas o que distingue claramente o 5008 no seu segmento generalista é o ambiente sofisticado do interior, marcado pelo painel de bordo iCockpit – com o volante compacto abaixo da instrumentação e ao centro do tablier um ecrã tátil que concentra as funções essenciais de comando da viatura, das assistências à condução ao info-entretenimento, à climatização. A qualidade dos materiais, do rigor pelos pormenores estéticos e o vanguardismo tecnológico são outros trunfos do Peugeot.

Na gama, só um motor a gasolina 1.2 Puretech na derivação de 130 cv, com caixa manual ou automática de 8 velocidades e Diesel de 130 cv 1,5 litros Blue HDi, também com as duas opções de caixa. Para aventuras mais radicais, o SUV pode ser equipado com um sistema avançado de Grip Control, com função de controlo de descidas e capaz de se adaptar a quatro modos de aderência (Normal, Neve, Lama, Areia).

Quer pedir uma proposta e marcar um test drive?

Seat Tarraco

SEAT Tarraco SUV 7 lugares

SUV no topo da gama da marca espanhola, o Tarraco (o nome é inspirado na cidade espanhola de Tarragona, eleito através do voto de entusiastas) é tecnicamente gémeo do Skoda Kodiaq e VW Tiguan Allspace e posiciona-se na gama da Seat acima do Ateca, com mais de 4,7 metros de comprimento e lotação para 7 lugares.

O habitáculo está dividido em três filas de bancos, sendo que a segunda (de três lugares) é deslizável longitudinalmente através de uma calha com 16 cm, para negociar o espaço com a fileira de trás. Os encostos são reguláveis em três diferentes níveis de inclinação e, para aceder aos (dois) lugares mais recuados, basta puxar um manípulo no topo do encosto dos assentos na segunda fila e empurra-se o banco para a frente. O espaço disponível na terceira fila é exíguo, sendo bom apenas para crianças pequenas ou deslocações de recurso. Quando não são utilizados, estes dois assentos à retaguarda podem ser rebatidos sob o piso da bagageira. Assim, só com cinco lugares a bordo, a bagageira dispõe de 700 litros de capacidade; 230 litros com os sete lugares montados. O acionamento da porta do compartimento de carga é elétrico, de série.

O Seat Tarraco, em Portugal, está disponível com motores a gasolina 1.5 e 2.0 TSI de 150 e 190 cv e com o 2.0 TDI a gasóleo de 150 e 190 cv. A motorização híbrida Plug-In (e-Hybrid), com 245 cv e autonomia para até 50 km em modo zero emissões não está disponível na versão do Tarraco com 7 lugares.

Quanto custa um SEAT Tarraco novo?

Volkswagen Tiguan Allspace

Volkswagen Tiguan Allspace

A variante de 7 lugares do Tiguan chama-se Allspace, assenta na mesma plataforma MQB, na sua derivação A2, mas esticada em 11 cm na distância entre eixos, condição fundamental para o aumento da lotação, mediante a adoção de uma terceira fila de dois bancos cuja habitabilidade depende da regulação dos bancos das duas filas principais, com a central a beneficiar do deslizamento sobre calhas de 18 cm dos três assentos em posição intermédia, o que permite gerir o espaço entre os passageiros e a bagageira. A mala poderá atingir uma volumetria máxima de 760 litros, com os bancos da segunda fila mais encostados aos dois lugares da frente, ou 685 litros, com os bancos deste 2.º anel totalmente recuados. Rebatendo-os, através de práticas patilhas instaladas nas laterais do compartimento da bagageira, chegamos a enormes 1920 litros de capacidade com superfície inferior totalmente plana; com os sete lugares instalados, a bagageira encolhe para 230 litros.

A VW posiciona o Tiguan como SUV premium e o interior não desmente: painel de instrumentos digital, disponível em dois tamanhos de ecrã (8 e 10,25 polegadas), em combinação com ecrã tátil central que chega às 9,2 polegadas nas versões topo de gama, ampla dotação de equipamentos e de tecnologia que enriquece o habitáculo promove o conforto e a indispensável conetividade, bons materiais e construção rigorosa.

A gama desdobra-se em dois níveis de equipamento, Life e R-Line, com três motorizações à escolha, uma a gasolina 1.5 TSI com 150 CV e duas versões do 2.0 TDI a gasóleo, com 150 ou 200 CV de potência. O Plug-in que associa o motor 1.4 TSI de 150 CV e elétrico de 115 CV, para 245 CV totais e autonomia EV de 50 km (WLTP) não está disponível no Tiguan Allspace.

Marque já um test drive num Volkswagen Tiguan Allspace novo

Skoda Kodiaq

SUV 7 lugares Skoda Kodiaq

O Kodiaq mede mais de 4,7 metros de comprimento e no interior pode dispor de até 7 lugares em duas ou três filas de bancos, beneficiando da ampla distância entre eixos da plataforma modular para modelos com motores transversais (MQB) do Grupo VW, numa versão alongada. Mesmo assim, a habitabilidade nos dois bancos à retaguarda depende da criteriosa regulação dos bancos da segunda fila, que podem avançar sobre calhar para esticar o espaço para pernas nos lugares do terceiro anel. Na configuração de 5 lugares, bagageira de 560 litros; com os dois bancos extra ao serviço, o volume da mala diminui para 260 litros. Opcionalmente, a abertura e fecho do portão realiza-se através de comando elétrico, existindo, também, a possibilidade de fazê-lo, igualmente socorrendo-nos da lista de extras, com recurso a movimento do pé sob o para-choques posterior, instrumento bastante útil quando temos as mãos ocupadas com os muitos sacos das compras do supermercado.

A lista de equipamentos também inclui alerta de mudança involuntária de faixa de rodagem, monitorização dos ângulos mortos dos retrovisores exteriores, regulador de velocidade ativo, parqueamento semiautomático e quatro câmaras para visão a 360º do exterior. O habitáculo é de muito boa qualidade, destacando-se a escolha dos revestimentos e, sobretudo, o rigor de acabamentos/montagem.

Para apuro da dinâmica, o SUV da Skoda está equipado, de série, com bloqueio eletrónico do diferencial (XDS+), função agregada ao controlo de estabilidade (ESC), e como opcional o sistema de seleção dos modos de condução que permite ao condutor regular o funcionamento do motor, da caixa automática, da direção e da climatização, segundo quatro variações distintas (Eco, Normal, Sport e Individual). Integrado neste dispositivo poderá estar, igualmente em opção, o Controlo Dinâmico Adaptativo do Chassis (DCC), para controlo do amortecimento.

Veja quanto custam as várias versões de um Skoda kodiaq novo

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional