4 falhas que fazem perder oportunidade de vendas

6 min

4 falhas que fazem perder oportunidades de vendas

Ter um stand de carros, hoje, leva à necessidade de adaptação aos meios digitais para aproveitar as oportunidades de vendas pela Internet. Ao contrário do que muitos pensam, tal não significa, simplesmente, manter uma campanha de divulgação online. Muitos problemas que os empresários do setor automóvel enfrentam para aumentar as vendas estão relacionados com falhas na comunicação digital.

O facto é que, com o aumento dos preços dos combustíveis e a perda do poder de compra, o mercado da venda de carros está a desacelerar. Nesse sentido, garantir o máximo aproveitamento das oportunidades de vendas é o que faz a diferença neste momento. Mas, para isso, a presença digital deve adotar uma boa estratégia para vender carros, a fim de converter a interação em potenciais consumidores para, depois, tal se traduzir em vendas.

Eis os principais fatores que o plano de vendas deve incluir para evitar falhas que prejudiquem as oportunidades de vendas de carros: definição do público-alvo adequado em cada comunicação, para cada produto ou serviço oferecido; atendimento ao cliente com canais acessíveis e respostas rápidas; contacto direto e personalizado através de email marketing estratégico, com conteúdos sempre atualizados; rede de comunicação coesa, que envolva vários media diferentes, todos voltados para o mesmo objetivo, que é gerar oportunidades de vendas.

Artigo relacionado: Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

A monitorização constante de cada uma das funções acima mencionadas permite reconhecer falhas do processo rapidamente, de forma a que possa ser redefinido ou incluídas estratégias no planeamento antes que tal cause impacto nas vendas.

Por isso, apresentamos, ao longo deste artigo, 4 falhas que não pode cometer se não quer perder oportunidades de vendas no stand de carros. Assim, saberá onde deve prestar mais atenção no momento de criar ou reestruturar o seu plano de negócios.

Falha 1: direcionamento de conteúdos com foco no público errado

O espaço digital está repleto de anúncios diários. Tanto assim é, que o potencial cliente precisa de ter a visibilidade certa para que seja gerada uma oportunidade de venda. O empresário não pode “disparar” para todos os lados, mas deve saber com quem deseja, de facto, comunicar.

O público automóvel é muito diverso, atingindo desde as gerações mais novas até as mais idosas, com pessoas dos mais variados perfis. O tipo de carro é o que vai indicar qual o cliente que se quer atingir. Vejamos alguns exemplos:

  • Modelos desportivos para empresários;
  • Modelos off-road para aventureiros;
  • Modelos compactos para utilização diária;
  • Modelos híbridos para um estilo de vida sustentável;
  • Modelos automáticos para pessoas portadoras de deficiência;
  • Modelos equipados com tecnologia para a geração “Z”;
  • Modelos espaçosos para famílias com crianças;
  • Modelos seminovos para utilização laboral.

Carros, há-os para todos os gostos e utilidades, com valores de mercado para todos as bolsas. É necessário perceber qual o perfil do público que os modelos a anunciar atingem, para que os conteúdos sejam vistos por potenciais compradores. Sem isso, dificilmente será possível gerar uma oportunidade de venda pela Internet.

Falha 2: demora no atendimento ao cliente

Imagine que um potencial comprador solicitou contacto com um vendedor, seja via chat, email, WhatsApp ou qualquer outro canal que o stand utilize para essa comunicação com o comprador. É muito importante que a resposta a este pedido seja feita com prontidão.

Qualquer demora na resposta ou no início de uma conversação com aquele utilizador que, durante a jornada de compra online, está a navegar na montra virtual do stand, pode significar perder a oportunidade de venda.

Isto porque, muito provavelmente, quem está interessado na compra do carro pesquisa, também, outros stands de automóveis. Aquele que atender o utilizador com maior rapidez, terá mais hipóteses de fechar negócio.

Além disso, o cliente pode mudar de ideias dentro de poucas horas, desistindo da troca de carro ou da nova aquisição. Assim, aproveitar o sentimento de identidade que o anúncio criou e que levou o utilizar a aceder à montra virtual do stand, é a melhor hipótese de garantir uma oportunidade de venda.

Falha 3: não explorar o email marketing

Dificilmente um cliente compra carro do dia para a noite. Quem pretende adquirir um veículo ou trocar o seu antigo costuma fazê-lo com planeamento, explorando opções, calculando o orçamento e os gastos mensais para poder realizar a compra de forma segura.

Neste sentido, geralmente a pessoa que acede ao website de um stand de carros solicita contacto e informações, mas não faz o agendamento para a compra, podendo continuar a ser um potencial cliente.

Manter no radar o utilizador que já entrou em contacto com o stand é muito importante para que o produto continue a ser uma opção para o potencial cliente. O email marketing é uma ferramenta estratégica para tal. Não utilizá-la, é considerada uma falha no plano de media que pode prejudicar uma nova oportunidade de venda.

Artigo relacionado: Vender carros online 5 erros que não pode cometer

Usar o email para difundir conteúdos objetivos e personalizados para uma mailing list, mantém o stand visível e presente no quotidiano do interessado pela compra, estabelecendo mais um espaço digital que pode gerar uma venda.

Falha 4: não aderir a diferentes canais digitais

O stand de carros necessita de ter uma presença virtual completa, visível em diferentes canais de comunicação e atingindo diferentes públicos compatíveis com o showroom. Para que os conteúdos levem o utilizador ao website principal, aquela página que inclui o botão “Comprar”.

Diferentes canais digitais levam a maiores oportunidades de vendas. Por isso, criar conteúdos adequados para as diversas redes sociais, que conduzam a um website responsivo, com layout agradável, informação acessível e atendimento ao cliente personalizado, é a receita para gerar uma oportunidade de venda. Este é um fator diferenciador importante para que o stand de carros seja competitivo no mundo digital.

Além disso, outras plataformas podem ser úteis para tornar o stand numa referência na Internet. Procurar parcerias com especialistas em anunciar e vender carros na Internet é fundamental, pois existem websitesque estão bem posicionados no Google e que oferecem a visibilidade que o stand necessita.

Um dos grandes erros dos proprietários de stands de carros é não utilizar as plataformas de anúncios onlineque estão em alta. Sem isso, o stand é mais um num milhão. Contar com a experiência de plataformas especialistas em vendas de carros, como o Standvirtual, é um dos fatores que podem fazer a diferença para gerar oportunidades de vendas.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional