Carros híbridos cidade por menos de 20 mil euros

6 min

4 carros híbridos para a cidade até 20.000€

Em Portugal, a demanda de automóveis com motores a gasóleo diminui, enquanto a procura de carros híbridos e elétricos para a cidade aumenta. E se os primeiros ainda não se encontram à medida de qualquer orçamento, os híbridos modernos já existem para quase todas as bolsas.

4 carros híbridos para a cidade por menos de 20.000€

Fiat Panda Hybrid Lauch Edition

Fiat Panda híbrido

A Fiat arrancou o seu plano de eletrificação propondo o popular Panda numa estreante versão “mild hybrid”, que usa um novo motor de três cilindros atmosférico a gasolina da família FireFly, com 70 cv de potência, associado a um pequeno motor elétrico com 5 cv, que permite o aproveitamento da energia regenerada (nas desacelerações e travagens) e armazenada numa pequena bateria de iões de lítio, de 3,6 kW, instalada sob o banco do passageiro, para uma utilização posterior nos arranques e nas fases de aceleração. De acordo com a marca italiana, é o suficiente para reduzir emissões de gases poluentes e fazer baixar os consumos em até 30%, para média de 5,6 l/100 km.

Para explorar este motor 1.0 eletrificado, o Panda tem uma nova caixa manual de 6 velocidades, a que temos de recorrer sempre que precisamos de espevitar o andamento. A mecânica mostra uma boa elasticidade, mas só 92 Nm de binário não fazem milagres… Ainda assim, elogie-se o desembaraço em cidade, onde está como peixe na água. Os bancos são confortáveis e a posição de condução mais alta torna a visibilidade para todos os ângulos da estrada muito fácil. A mala tem 225 litros na configuração standard do interior de cinco lugares a bordo.

Veja todos os Fiat Panda híbrido à venda no Standvirtual

Suzuki Ignis 1.2 GLX 4WD Hybrid

SUV Suzuki Ignis híbridos novos

Ao contrário do Fiat Panda, o Suzuki Ignis não deixa sentar três atrás. O carro japonês tem lotação limitada a quatro adultos. Mas, por outro lado, o seu banco traseiro pode deslizar longitudinalmente sobre calhas e permite o rebatimento do encosto na proporção de  50/50, o que permite negociar o espaço livre para pernas ou bagagem. Na mala, há o mínimo de 204 litros.

Sob o capot, o mini SUV japonês tem o motor 1.2 Dualjet (K12D), de injeção dupla e admissão VVT com comando eletrónico, e com um novo método de arrefecimento dos pistões apoiado por um sistema elétrico, associado a uma bateria de iões de lítio que é agora de 10 Ah (na versão anterior: 3 Ah). O motor elétrico do Ignis nunca serve de meio autónomo de locomoção, mas contribui para mais eficiência ao recuperar energia da desaceleração para usar em aceleração. A caixa, com 5 relações curtas, consegue um bom aproveitamento deste sistema.

Na declinação 4WD, o sistema AllGrip de acoplamento viscoso leva binário automaticamente ao eixo posterior quando se detetam perdas de tração no eixo dianteiro. Bom para incursões levezinhas por estradões de terra.

Quanto custa um Suzuki Ignis em segunda mão?

Suzuki Swift 1.2 Mild Hybrid

Suzuki swift carros híbridos Standvirtual

No final do ano passado, a Suzuki relançou o utilitário Swift com um novo motor 1.2 DualJet Mild Hybrid com 83 cv, equipado com um conjunto gerador ISG (Integrated Starter Generator), que cumpre várias funções para otimizar o consumo e as emissões de dióxido de carbono e contando com a ajuda de uma bateria de 10Ah para armazenar a energia que regenera nas travagens e desacelerações.

Só disponível em dois níveis de equipamento, GLE e GLX, o Swift traz sempre de série o completo pacote de sistemas de segurança Suzuki Safety, baseado numa câmara monocular e no sensor laser DSBS (Dual Sensor Brake Support), que deteta veículos e peões, faz a gestão do controlo de travagem autónomo e de velocidade adaptativo, dos assistentes de mudança de faixa e de deteção de ângulo morto e reconhecimento de sinais de trânsito.

No interior, a novidade é o painel de instrumentos com dois indicadores e um ecrã LCD de 4,2 polegadas ao centro, em combinação com o ecrã tátil de sete polegadas central, já compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.

Procura um Suzuki Swift usado?

Fiat 500 Hybrid

Carros híbridos cidade Fiat 500C

Na gama do icónico Fiat 500, como alternativa à versão 100% elétrica, há a opção de motor a gasolina com tecnologia “mild hybrid”. Esta mecânica combina o motor de três cilindros a gasolina da família FireFly, na sua declinação mais simples de 70 cv de potência, e uma pequena unidade elétrica do género BSG (Belt-integrated Strarter Generation), com apenas 5 cv, e que serve para apoiar o motor de combustão nos arranques e nas acelerações mais esforçadas. O conjunto semi híbrido também permite desligar o motor a gasolina assim que rodamos a menos de 30 km/h.

Contributos pequenos que fazem a diferença na média de consumo, com o Fiat a precisar de pouco mais de 5 litros de gasolina para percorrer 100 quilómetros em circuito misto. E o 500 híbrido também ensina a poupar: no painel digital do Fiat pode acompanhar-se o fluxo energético regenerativo e de assistência, bem como o nível de carga da bateria, além de existir informação sobre a quantidade de energia regenerada num determinado percurso.

Se a estética retro é um dos trunfos do carro italiano, a decoração dos interiores é também um ponto forte, nesta versão com pormenores exclusivos como os revestimentos dos bancos com origem em plástico reciclado ou o tablier com acabamento em verde mate. A climatização automática e o volante em pele estão incluídos de série, bem como o sistema multimédia a cargo de monitor tátil de 7 polegadas e compatível com Apple Car Play e Android Auto.

Veja todos os Fiat 500 híbridos disponíveis no Standvirtual

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional