4 carros elétricos novos menos 40 mil euros

5 min

4 carros elétricos novos até 40 mil euros

Amem-se ou odeiem-se, os carros elétricos são a aposta da indústria na cruzada para a mudança de paradigma que torne veículos, pessoas e empresas cada vez menos dependentes do petróleo. Provam-no não só o ritmo acelerado a que crescem as vendas de carros novos eletrificados, mas também o aumento exponencial da oferta.

4 carros elétricos novos que custam menos de 40 mil euros

Mini Cooper SE

Mini Cooper SE carro elétrico novo Standvirtual

Mais do que um automóvel, o Mini do século XXI transformou-se num ícone de estilo. Agora ainda mais na moda com a chegada de versão 100% eletrificada. No Mini Cooper SE, as mecânicas térmicas dão lugar a um motor elétrico com 184 cv (semelhante ao do BMW i3s) e 270 Nm de binário máximo. A bateria de iões de lítio, com 28,9 kWh de capacidade, está alojada sob o habitáculo, em forma de T, não comprometendo as cotas habitáveis nem a capacidade da mala, com 211 litros de volumetria útil e alçapão para guardar os cabos de carregamento.

De acordo com a marca, o Cooper SE acelera até 150 km/h, cumprindo 0 a 100 km/h em 7,3 segundos – prestações interessantes, mas certamente inimigas da autonomia, que em utilização mista rondará os 200 km. Face ao gémeo com motor de combustão, o elétrico está 18 mm mais longe do asfalto para preservar o berço da bateria. Nada que prejudique a dinâmica tipicamente Mini.

 
Quanto custa um Mini Cooper SE usado?

 
Fiat 500e

Novo Fiat 500 carro elétrico

No papel, o novo Fiat 500e concorre com Renault Twingo Electric e Volkswagen e-Up no segmento dos citadinos elétricos. Mas o modelo italiano é um automóvel muitíssimo mais elitista, voltado para um público mais preocupado com a imagem, disposto a investir na exclusividade. Qualquer uma das versões está disponível por menos de 40.000€, desde a mais versátil, que tem a particularidade de contar com uma miniporta traseira no lado do passageiro para facilitar o acesso aos lugares posteriores, à mais exclusiva La Prima.

Nesta opção de topo, o motor elétrico tem 87 kW/118 cv e a bateria de iões de lítio chega com 42 kWh de capacidade, permitindo anunciar uma autonomia de até 320 km. O carregamento numa tomada doméstica de 2,3 kW faz-se ao lento ritmo de 14 km por hora, mas o modelo admite carregamentos rápidos na rede pública, à potência máxima de 85 kW. Para melhor gestão da energia, o Fiat dispõe de três programas de condução: Normal, Range e Sherpa, estando o último limitado a uma velocidade máxima de apenas a 80 km/h. A partir de 24 km de carga nas baterias de iões de lítio, o programa Tortuga, que limita a potência e bloqueia o consumo elétrico de todos os componentes, ativa-se automaticamente para poupança máxima.

 

Procura um Fiat 500e em segunda mão?

 
Peugeot e-208 GT

Peugeot e-208 carros elétricos Standvirtual

A versão mais desportiva no catálogo do 208 elétrico, acima do já muito equipado GT Line, acrescenta-lhe a grelha frontal específica na cor da carroçaria e a parte inferior do para-choques a preto brilhante, além de jantes em liga leve de 17 polegadas, bancos em alcantara e couro, navegação (ecrã 10’’) e acesso mãos-livres, a somar à longa lista de dispositivos de segurança como o alerta de faixa de rodagem com correção automática de trajetória e/ou o aviso de ângulo morto.

O motor elétrico com 136 cv e 260 Nm é alimentado por baterias de iões de lítio com capacidade útil de 50 kWh, suficiente para cumprir até 340 km. Com a wallbox específica de 7,4 kW (monofásico), oferecida pela Peugeot, a operação de recarga demora cerca de 7h30, enquanto num terminal de 11 kW leva 5h15. Numa ficha doméstica normal a recarga completa atingirá 25-30h, baixando para 16h numa tomada reforçada Green Up Legrand.

 

Veja todos os Peugeot e-208 à venda no Standvirtual

 
Nissan Leaf 62 kWh e+

Nissan Leaf elétrico novo Standvirtual

Na gama do bem-sucedido Leaf, a Nissan tem disponível a versão 62 khW e+, que é a mais potente e com maior autonomia, do modelo elétrico mais vendido na Europa. Com 67 cv de potência adicionais, atingindo 217 cv, as prestações do e+ são bem mais convincentes do que na versão base de 150 cv, e com mais liberdade de movimentos: 115 km de autonomia extra com uma única carga, chegando a uns homologados 385 km.

O modelo permite carregamentos a partir de uma tomada de rede doméstica (a 2,3 kW), sendo o tempo de uma carga completa estimado em 32 horas… Recomenda-se, por isso, a aquisição de um carregador Wallbox (7 kW) da Nissan, para carregamentos de 20 a 80% em 7,5 horas (11,5 horas para a carga total) ou em postos de carga rápida (100 kW), onde em menos de meia hora se recupera pouco menos de 50% ou o equivalente a 157 km. A nova bateria de 62 kWh ocupa o mesmo espaço do pack de 40 kWh, por isso, a habitabilidade e a capacidade da bagageira do veículo nada sofrem, mantendo níveis acima da média do segmento, sobretudo na volumetria de carga, de 435 litros na configuração de cinco lugares.

 
Quanto custa um Nissan Leaf usado?

 
Leia também:

Inspeção para carros elétricos e híbridos: o que muda

Os 4 melhores carros elétricos para a cidade

5 carros elétricos usados até 40 mil euros

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional