10 dicas comprar primeira moto

5 min

10 dicas para comprar a primeira moto

Se vai comprar a sua primeira moto, antes de folhear catálogos ou percorrer páginas de anúncios na internet, deve começar por pensar no tipo de utilização que vai fazer e na quantidade de quilómetros pensa percorrer. Ou seja, nunca deverá equacionar uma moto desportiva para percursos fora de estrada, da mesma forma que uma moto de todo-o-terreno não será das melhores opções para uma longa viagem de autoestrada.

Ainda que não sejam regras fundamentais e obrigatórias, deixamos aqui 12 dicas úteis que poderão dar uma ajuda no momento da compra da sua primeira moto:

Dicas para comprar uma moto

  1. Segurança

Ainda antes da compra e dos primeiros quilómetros, um dos melhores conselhos que podemos dar passa pela frequência de um curso de iniciação às duas rodas, mesmo depois de tirar a carta, especialmente se for um condutor ainda sem grande experiência. Se já tiver uns bons quilómetros, mas já não andar há muito tempo, há quem diga que “é como andar de bicicleta”, mas nem sempre é assim. Este tipo de formação inclui alguns exercícios, como levantar uma moto do chão, por exemplo.

  1. Comece com uma moto usada

Começar com uma moto usada pode ser uma boa ideia. Afinal, se não tiver gostado, será mais fácil voltar a vendê-la sem perder muito dinheiro. Além disso, mais tarde ou mais cedo, é possível que a deixe cair – faz parte da experiência e acontece a todos os motociclistas.

Veja todas as motos à venda no Standvirtual

  1. Seguro

Ter um seguro é obrigatório por lei, seja para uma moto ou qualquer outro veículo motorizado que ande na estrada, pelo que convém equacionar o seu custo em conjunto com o valor que pretende pagar pela moto, para que não haja surpresas. E depois, também é aconselhável dar uma vista de olhos em tudo aquilo que o seguro cobre, em vez de optar apenas pelo mais barato. Nunca sabemos se um dia precisaremos de cuidados médicos ou pagar um avultado arranjo inesperado.

  1. Escolher uma moto à sua medida

Por norma, as motos não incluem assentos, guiadores e apoios de pés com amplas regulações, pelo que é necessário encontrar uma à sua medida. Aquilo que lhe poderá parecer bem num concessionário, poderá tornar-se um pesadelo ao fim de alguns quilómetros. É certo que há ajustes que se podem ir fazendo, mas tudo tem um custo e convém que sejam efetuados por quem saiba o que está a fazer.

  1. Faça uma boa pesquisa

Antes de qualquer compra, devemos descobrir tudo sobre o modelo em causa, até para estar mais atentos a qualquer diferença que possa surgir no caso de um modelo usado, por exemplo. Além disso, é necessário considerar se existe um local prático para efetuar a sua manutenção e se é fácil encontrar peças de substituição, caso seja necessário. Atualmente, há inúmera informação na internet, onde podemos descobrir mais sobre a fiabilidade de determinados modelos, testes ao mesmo e problemas já registados.

  1. Comece com calma

Caso seja a sua primeira moto, tente não escolher um modelo com muita potência. Nos primeiros tempos, não será necessário e até pode ser perigoso. Comece com um modelo prático como uma Naked ou um modelo mais citadino, antes de passar para altos voos.

Artigo relacionado: As melhores motos elétricas para a cidade

  1. Inspecione tudo

E quando dizemos tudo, é mesmo tudo. Faça o trabalho de casa antes de conhecer aquela que poderá ser a sua futura moto e saiba ao que deve estar atento. Compare o número do quadro com o que se encontra nos documentos e se estes não têm mencionadas reservas por parte de empresas de crédito. E, se possível, verifique se não se trata de uma moto roubada. Nunca se sabe.

  1. Cuidado com algumas frases

Em alguns anúncios, podemos encontrar frases como “no estado em que se encontra”, ou “como está” e ainda outras como “proveniente de retoma”. Normalmente, isso pode querer dizer que há algumas questões que ninguém quer ou pode resolver. E esse é um tipo de problemas com que não vai querer ficar.

  1. Teste antes de comprar

Poder dar uma volta antes de comprar é uma ajuda fantástica na avaliação de cada modelo, mas é preciso ter em conta que nem sempre será possível.

  1. Fazer uma revisão

Depois da compra, o ideal é passar pelo seu mecânico ou pela oficina para uma pequena revisão, apenas para confirmar se tudo está em condições. E depois de tudo isto, boas curvas e divirta-se. É uma experiência incrível!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar